Anualmente milhares de portugueses morrem anualmente vítima de cancro. Alguns dos tumores podem ter origem nos nossos genes mas são associados a práticas de vida pouco saudáveis que, desconhecimento na maioria dos casos, acabam por fazer parte do nosso dia a dia.

Antes da Luta Contra o Cancro, está a prevenção! Adote alguns hábitos de vida mais saudáveis, para manter a sua saúde nas melhores condições.

DEIXE DE FUMAR

O tabaco é o responsável mais direto do cancro do pulmão. Também está associado ao cancro da boca, laringe e bexiga, como confirmam vários estudos internacionais.

DIGA NÃO AOS ANTITRAÇAS

Uma dessas substâncias é o paradiclorobenceno (p-DCB), catalogado como possível cancerígeno pela Organização Mundial de Saúde (OMS).

FUJA DOS FUMADOS

Uma dieta com excesso de produtos fumados e picantes incrementa a probabilidade de cancro de estômago.

ÁLCOOL? SÓ AO DOMINGO!

A ingestão diária de álcool, mesmo que seja em pequenas quantidades, pode ser perigosa. Deve ter em conta que o abuso de álcool incrementa o cancro do esófago.

VÁ MAIS AO MÉDICO

Tenha um maior acompanhamento clínico. Entre os 20 e os 39 anos, faça um check-up médico a cada três anos.

INGIRA MAIS FRUTAS E MAIS VERDURAS

Uma dieta pouco saudável pode estar associada a 35% de mortes por cancro. As vitaminas e os nutrientes da fruta e dos vegetais frescos são potentes antioxidantes que previnem a formação de tumores.

PREFIRA VEGETAIS DE FOLHAS VERDES

Estes são considerados por muitos especialistas como os mais benéficos na proteção contra esta doença, sendo por isso ideais para usar em sopas e saladas.

COMA ALIMENTOS RICOS EM ANTIOXIDANTES

Os brócolos, a alface, a salsa, o agriões, as acelgas, os pimentos, os espinafres e os espargos são alguns dos alimentos com maior conteúdo de vitaminas A, C e minerais, pelo que devem fazer parte integrante da sua alimentação diária.

INVISTA NOS LEGUMES BIOLÓGICOS

Todos os vegetais têm propriedades protetoras que fazem frente aos tumores mas, nos biológicos, essas substâncias estão ainda mais presentes. A beterraba e as cenouras, por exemplo, são ricas em carotenos. Os tomates, as cebolas e os alhos franceses, por seu lado, quando cultivados desta forma, têm uma maior quantidade de vitaminas A e C, de minerais e de fibras.

PONHA (MAIS) COUVES NO PRATO

As couves têm compostos orgânicos como os índoles, flavonas, vitaminas e minerais, todos eles capazes de lutar e fazer frente ao cancro da mama, o que mais afeta as mulheres durante a menopausa.

COMA MENOS CARNE VERMELHA

Pouca carne vermelha deve ser a regra. Consumir demasiada carne vermelha está associado a um maior risco de cancro da mama nas mulheres mas também a vários outros cancros nos dois sexos.Sempre que o fizer, coma-a guisada. Em caso de consumi-la, é preferível guisada ou estufada do que mal passada.

TENHA PRESENTE A SUA IDADE

A partir dos 40 anos, se for mulher, faça uma mamografia e uma exploração clínica todos os anos. No caso dos homens, a partir dos 45 anos, devem vigiar regularmente a próstata.

OLHE PARA OS SINAIS E PARA AS MANCHAS COM OLHOS DE VER

Observe atentamente e com regularidade as marcas de pigmentação que tem na pele. Se mudarem de aspeto, de cor e/ou tamanho, consulte imediatamente um médico especializado.