A promoção de uma alimentação saudável e equilibrada é, sem dúvida, fundamental para  melhorar a sua saúde, ajudar a proteger contra determinadas patologias,  fornecer mais energia e até controlar o peso.

Ao longo dos anos temos verificado um grande poder, por parte dos meios de comunicação,  no padrão de beleza. Nos dias de hoje os meios de comunicação conseguem impôr uma  realidade, influenciando a opinião e as atitudes da maioria dos espectadores. Realidade essa,  que nem sempre é a mais correta.

Uma grande percentagem da nossa sociedade,  nomeadamente mulheres, têm uma atitude negativa perante a alimentação. Em determinadas  alturas do ano não apresentam preocupação na qualidade e quantidade dos alimentos que  consomem. 

Será que é necessário levar isso tão à risca?

A ideia da comemoração desta data surgiu em 1992 pela fundadora da associação “Diet Breakers”, Mary Evans Young.

A britânica, que já lutou contra a anorexia, conta que decidiu agir depois que viu “um programa de televisão em que as mulheres se submetiam a intervenções cirúrgicas para reduzir o peso” e conheceu a história de uma garota de 15 anos que se suicidou por sofrer bullying por que era gorda.

Desde então, o dia 6 de maio tem como objetivo incentivar a aceitação do próprio peso, a destruição das noções pré-definidas de “beleza” e de “corpo perfeito” e o alerta dos riscos para a saúde física e mental de se seguir uma dieta.

Hoje é a dieta líquida, amanhã é a dieta da fruta e depois será a dieta só com proteína… O organismo até pode responder, e pode emagrecer, contudo, essa não será a forma mais saudável de perder peso e, na maior parte dos casos, o peso voltará sempre – porque não houve uma reeducação alimentar.

O mais seguro para si, será consultar um Nutricionista, para que possa elaborar de um regime alimentar adequado para o seu organismo.

Hoje, fuja à rotina! Aproveite uma refeição deste dia para deixar as calorias de lado e coma algo que lhe satisfaça.

Pense que o aspeto físico é importante, contudo, o nosso estado emocional é mais importante ainda.

Dicas para uma vida mais saudável e equilibrada

  1. Coma um bom prato de salada ou de sopa, antes do prato principal, para se sentir mais saciado.
  2. Não faça as refeições em pé ou em frente à televisão. Sente-se em um local tranquilo e faça desse um momento de prazer.
  3. Faça exercício físico.
  4. Arranje um amigo para fazer exercício físico consigo, por exemplo, e ser uma forma de se motivar (ainda mais).
  5. Durma bem e o número de horas suficientes para um adulto. Muitos estudos associaram a falta de descanso ao excesso de peso.
  6. Escove os dentes logo após a refeição. Isso ajuda a que não coma um docinho ou outro…
  7. Pode trocar o prato da refeição principal, o típico prato grande, por um prato de sobremesa. Assim, comerá menos quantidade.
  8. Prefira alimentos frescos.
  9. Troque os fritos pelos assados.
  10. Troque os refrigerantes pela água.
  11. Reduza o consumo de bebidas alcoólicas.
  12. Faça lanches entre as refeições. Comer de 3 em 3 horas acelera o metabolismo e evita que coma demasiado às refeições.
  13. Troque o elevador pelas escadas.
  14. Faça refeições mais ligeiras ao jantar.
  15. Comece o dia com um bom pequeno almoço.
  16. Sorria mais.
  17. Não deixe de comer nenhum grupo da pirâmide alimentar.
  18. Mantenha a saúde em dia, faça check ups.
  19. Mexa-se mais!
  20. Seja feliz!