Dia Internacional do Livro Infantil

Era uma vez um menino que todas as noites ouvia belas histórias. Essas histórias enchiam os seus pensamentos de incríveis aventuras que logo revivia ao adormecer nos braços de um sono profundo.
A vida de uma criança, que dorme com uma imaginação cheia de maravilhosas histórias é verdadeiramente mágica.
São muitas as vantagens desta atividade que, pouco a pouco, pode-se converter numa dinâmica entre pais e filhos. E, com o tempo, vai se transformar numa lembrança especial da infância.

“Lembro-me quando a minha mãe e o meu pai contavam histórias para me ajudar a dormir tranquilo”,… Essas frases marcam o destino de um ser humano com altas probabilidades de ser feliz no futuro.

Para nós, os pais, não há nada melhor do que saber que o bebé que um dia vimos nascer, entre a inocência e a ternura, agora tem vontade de sonhar com histórias especiais que vão protagonizar como verdadeiros heróis, príncipes e princesas. Definitivamente, vale a pena abrir um espaço desde cedo para colher a semente da imaginação.

Porquê ler uma história para as crianças antes de dormir?

De acordo com vários estudos recentes, ler uma história antes de dormir não somente reforça o vínculo entre os pais e os filhos, mas também ajuda no bom desenvolvimento cerebral, aumentando a memória e relaxando o organismo.

Esta dinâmica reforça a memória e a aprendizagem de valores

Além disto, ao incentivar a comunicação verbal com estas ferramentas, estamos a reforçar as capacidades lógicas e a diminuir os níveis de stress que impedem de ter um sono tranquilo. Também favorece o desenvolvimento do vocabulário e o desenvolvimento da fala com maior rapidez, já que estimulam as conexões neurais que se encarregam dos sons da linguagem.

Bagagem cultural

Nestas histórias, as crianças também ficam submersas em realidades que estão fora do alcance quotidiano, por exemplo, falar de golfinhos, girafas, baleias, etc… Isto faz com que as conversas se tornem cada vez mais amplas e com uma ampla bagagem cultural.
Da mesma forma, reforça a aprendizagem, com compreensão de sequências, reconhecimento de padrões e treinamento da antecipação.
Isto influenciará outros aspectos como a leitura, a música, a matemática, as ciências, entre outros.

A estes benefícios todos, soma-se a possibilidade de incluir valores e condutas positivas de uma forma agradável, que se refletirão no seu dia a dia. Sem dar-se conta, a criança irá aprender novas maneiras de interagir com o mundo.

E por último, evite a ver televisão como parte da rotina do sono.

Embora existam programas educativos que podem ensinar coisas boas ao seu pequeno, nada poderá substituir a sua presença a seu lado, a qual terá um maior impacto no crescimento.

Benefícios para os adultos

Ler uma história antes de ir dormir não beneficia só as crianças. Nós, os pais, podemos dar-nos a oportunidade de aprender a nos aproximarmos dos nossos filhos, de uma forma serena, confiante e carinhosa.

Favorecer a intimidade, permite que aprendamos a conhecê-los com profundidade, reconhecendo emoções, ilusões, sonhos e medos.

Outro benefício para os pais, é que aprendemos a transmitir uma mensagem com clareza e detalhe. Às vezes, os nossos filhos não compreendem o que nós queremos dizer, e pensamos que se trata de desobediência,; mas se descobrimos como temos que nos comunicar com eles, tudo muda radicalmente.

Faça com que seu filho tenha uma infância tão bela como um conto de fadas.
Você se surpreenderá com o que vai conseguir com cada história.